Cálculo Luminotécnico

Cálculo Luminotécnico: Saiba tudo sobre o cálculo da Iluminação

O cálculo luminotécnico led é essencial para definir a quantidade de luminárias de acordo com as dimensões e tipo de ambiente, é uma das etapas mais importantes para escolha da luminária ideal durante o desenvolvimento do projeto luminotécnico.

Como fazer o cálculo da iluminação

São levados em consideração todas as variáveis necessárias para que a iluminação utilizada seja adequada ao local e neste processo o cálculo luminotécnico considera:

Dimensões do ambiente

Altura da instalação, comprimento e largura da construção para o cálculo de iluminação por metro quadrado.

Ambientes industriais, galpões, quadras, grandes supermercados têm alturas maiores para instalação da iluminação, necessitando de luminárias que iluminam mais, pois precisam atingir distâncias maiores.

Além disso o ambiente bem iluminado costuma exigir mais de um ponto de iluminação, o cálculo luminotécnico auxiliará a definir a quantidade de pontos necessários.

Projeto arquitetônico e distribuição do mobiliário

Planta baixa do espaço e localização do mobiliário para localizar áreas de sombra também vão auxiliar no cálculo de lúmens.

É necessário identificar a localização da mobília e tom das paredes, isso permite que o projeto seja eficiente ao definir as luminárias a serem instaladas e impede que a luminária fique em um local com uma grande prateleira, por exemplo, causando sombra.

Normas técnicas aplicadas ao tipo de operação

A norma de iluminação ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013 recomenda o nível de lx (lux) adequado para cada tipo de ambiente como:

  • Escritórios por exemplo recomenda-se entre 300 e 500 lx para garantir uma boa luminosidades e conforto
  • No cálculo de iluminação industrial o nível de lux varia de acordo com a complexidade e tipo de operação sendo recomendado entre 500 lx para áreas que exigem atenção e ao mesmo conforto, podendo chegar a 1500 lx em ambientes que exigem extrema atenção e precisão na operação como na fabricação de joias, inspeção de cor, laboratórios.
  • Em áreas comerciais o nível de lux recomendado também varia de acordo com a atividade entre 300 lx e 500 lx.
  • Para o cálculo de iluminação externa e quadra esportiva o nível de lux é indicado conforme o nível da atividade sendo que o nível de lux em uma quadra recreativa é bem inferior ao recomendado para o cálculo de iluminação de campo de futebol com partidas transmitidas pela televisão por exemplo, variando entre 300 e 1400 lux.

CTA Guia da Luminária de LED

Luz natural do ambiente no cálculo luminotécnico

Toda a luz que incide no ambiente deve ser considerada e, se possível, aproveitada para somar a luz artificial.

Quando calculamos a disponibilidade de luz natural no ambiente o projeto luminotécnico será muito mais eficiente, economizando ainda mais energia ao somar a luz natural com a iluminação artificial.

Com estes pontos combinados e avaliando ainda o consumo de energia, necessidade de automação e manutenção, bem-estar e segurança no ambiente teremos um projeto luminotécnico com a luminária ideal indicada para instalação.

Profissionais especializados utilizam o cálculo luminotécnico durante o desenvolvimento do projeto luminotécnico e definem de forma precisa a luminária mais eficiente garantindo:

  • Economia de energia
  • Maior durabilidade
  • Luminosidade adequada para o ambiente

CTA Consultor de Iluminação LED