Escolher a Luminária LED Ideal

Como escolher a Luminária LED ideal

É um desafio falar de iluminação LED com economia de energia e soluções adequadas às necessidades de cada ambiente de forma inteligente. Antes de definir a luminária LED ideal utilizando apenas critérios de economia e custo é necessário entender alguns conceitos sobre iluminação e tipo de ambiente que auxiliarão na escolha certa para cada projeto:

Consumo de energia

A Luminária LED se mostra eficiente em todos os aspectos comparada as luminárias de outras tecnologias. O uso de Luminárias LED em projetos luminotécnicos pode representar até 80% de economia com iluminação.  Escolher a tecnologia mais econômica representa ganhos reais no consumo.

 Iluminância

É a unidade medida representada em lux (lx) equivalente à iluminação que incide sobre a superfície. Um lux é igual a um lúmen (lm) por metro quadrado e lúmen é a unidade de medida que representa o fluxo luminoso.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) recomenda a iluminância mínima para iluminação artificial e de interiores.

Proteção

A luminária recebe diferentes graus de proteção de acordo com sua resistência a poeira, contato acidental e água, representados pelo IP (Ingress Protection Rate). Exemplificando, uma luminária com proteção IP20 não é indicada para áreas externas pois não é protegida contra poeira e líquidos.

Resistência às condições de temperatura

Além da proteção IP, um outro ponto que precisa de avaliação ao escolher a luminária adequada para um projeto luminotécnico é a resistência a temperatura, outra vantagem que a luminária LED oferece em comparação às tecnologias anteriores, além de mais eficiente, aquece menos e é mais resistente.

Manutenção

O custo de manutenção com iluminação e reposição deve ser considerado ao escolher o produto adequado para um projeto luminotécnico. Uma luminária tradicional precisa de troca anual em algumas operações como indústrias e áreas logísticas.  A Luminária LED é uma opção econômica quando pensamos no custo de manutenção devido a vida útil 10 vezes superior em média comparada a uma luminária tradicional, isso diminui a interrupção da operação para manutenção.

O projeto luminotécnico

Para qualquer tipo de instalação é importante pensar no melhor desempenho em eficiência energética.  O projeto luminotécnico é essencial para definir a luminária adequada e:

  • Garantir a economia do consumo,
  • Melhorar a eficiência na operação,
  • Adequação de normas técnicas vigentes,
  • Bem-estar e segurança no ambiente de trabalho.

Pontos relevantes como a intensidade da luz apropriada para o ambiente, resistência às condições de temperatura, proteção contra pó e umidade, consumo de energia e automação são levados em consideração para desenvolvimento de um projeto luminotécnico personalizado e ao escolher a luminária ideal para a instalação em cada ambiente.

A luminária LED ideal para cada ambiente, alguns exemplos

Galpões, ambientes industriais, centro de distribuição

Iluminação LED integrada a sistemas de automação & controle vem ganhando espaço por reduzir ainda mais o consumo de energia em comparação com luminárias tradicionais sem sistemas de automação.

A eficiência energética e custos de operação são itens prioritários ao desenvolver o projeto luminotécnico, mas além disso é preciso ter atenção ao local onde as luminárias serão instaladas para que a luz emitida seja melhor aproveitada. Voltamos ao desenvolvimento do projeto luminotécnico.

Luminárias do tipo High Bay de LED atendem às necessidades de iluminância, resistência, baixa manutenção e vida útil e podem ser instaladas em toda a área interna.

Já para área externas, os projetores High Pole também de LED é o mais indicado para aplicação em super postes em pátios e terminais de cargas. 

Escritórios      

Iluminação adequada para ambiente de trabalho, economia e uniformidade para ambientes internos e externos devem ser considerados ao escolher a luminária ideal.

Utilizada para substituição das lâmpadas fluorescentes convencionais a Lâmpada LED Tubular indicada para ambientes internos em áreas de trabalho e salas de reunião, chamado retrofit, o projeto apenas substitui a luminária pela nova tecnologia sem alterações nas instalações diminuindo o consumo de energia com iluminação.

Para recepção e área de café as luminárias do tipo Flat Panel e Downlight são de fácil instalação e entregam maior durabilidade e resistência com vida útil de 30.000 horas.

E para área de estacionamento externo e iluminação de fachada os Refletores e Projetores LED tornam o ambiente mais seguro e com mais visibilidade em comparação as luminárias tradicionais.

Quadras, campos e ginásios

Para quadras, campos e ginásios a uniformidade e intensidade da iluminação são muito importantes. As luminárias instaladas não podem ofuscar ou distribuídas de forma que tenham espaços com sombra.

Projetores do tipo High Pole oferecem a luminosidade adequada para instalação superior a 12 metros, para instalação abaixo de 12 metros os projetores LED do tipo Pro Light e Refletores LED são os mais adequados, lembrando que para áreas externas a recomendação é a escolha de luminárias com IP65 ou superior.