Início » Blog » Iluminação para Supermercados: Saiba Como Torná-la um Diferencial Competitivo

Iluminação para Supermercados: Saiba Como Torná-la um Diferencial Competitivo

Com o fim das restrições sociais, as pessoas estão voltando à rotina de compras presenciais. E investir nas estratégias corretas pode fidelizar muitos clientes nesse retorno. Quando falamos de supermercados, contar com uma iluminação de alta qualidade é um diferencial competitivo, já que isso contribui para um ambiente muito mais agradável.

Conforme uma pesquisa recente, quase 60% dos consumidores na América Latina prefere ir às compras em lojas físicas. E a verdade é que todos nós, mesmo sem percebermos, acabamos sendo atraídos por lugares que passem uma boa impressão. Ou seja, com um aspecto visual interessante, que nos transmita conforto.

E como as empresas podem se diferenciar para tornar a experiência dos usuários mais agradável?

Naturalmente, o que mais impacta a visibilidade de um lugar é a iluminação. Cada vez mais, os grandes comércios estão transformando esse fator em um diferencial.

Principalmente nos supermercados, a luz é utilizada como estratégia de marketing para focar em produtos que estão em promoção e para realçar as cores, por exemplo, de carnes, frutas e verduras, tornando-as mais atrativas.

Os motivos que fazem da iluminação um diferencial competitivo são muitos e vamos mostrar todos eles neste artigo. Inclusive, selecionamos algumas dicas importantes para você poder implementá-la com sucesso em seu negócio.

Vamos descobrir quais são?

Como tornar a iluminação um diferencial competitivo?

Para terem sucesso em suas empresas, é indispensável que os empreendedores pensem no bem-estar dos clientes. O erro de alguns é ver o negócio apenas do seu ponto de vista. Com uma simples análise dos grandes empreendimentos, percebemos que aqueles que priorizam as preferências dos seus usuários possuem um crescimento muito além do esperado.

Por isso, vamos, por um momento, nos colocar como clientes. Imagine como seria entrar em um supermercado mal iluminado, onde não fosse possível identificar cada seção de produtos. Certamente não retornaríamos a esse lugar e jamais o indicaríamos para nossos conhecidos.

A iluminação é essencial nesse sentido, pois sendo instalada e utilizada de maneira adequada, ela consegue dar destaque ao empreendimento de diferentes maneiras. E como essa questão muitas vezes é deixada de lado por alguns comerciantes, supermercados que a tornam uma aliada acabam se diferenciando dos demais e atraindo mais clientes.

Dessa forma, é possível se sobressair diante da concorrência aplicando determinadas estratégias. Vejamos algumas delas abaixo!

Destacar produtos em datas comemorativas

Em certos períodos do ano, os supermercados têm que divulgar promoções específicas. A Páscoa é um exemplo disso (com aqueles belos ovos de chocolate em destaque).
E a iluminação colabora muito com isso. Por meio da chamada “iluminação direta”, os produtos que serão mais vendidos são bem iluminados para facilitar a decisão de compra do consumidor.

Aproveitar o uso das cores

Nos dias de feira, supermercados formulam ofertas atrativas. Com um projeto luminotécnico desenvolvido por especialistas, pode-se aproveitar a variedade de cores dos alimentos para tornar o espaço mais bonito.
Vamos combinar que todo mundo gosta de levar frutas e verduras fresquinhas para casa. Logo, faz todo sentido que os supermercados explorem a beleza delas ao seu favor.

Tornar os corredores mais amplos

Existem determinados dias do mês nos quais os comércios recebem um grande fluxo de pessoas. Assim, investir em corredores mais espaçosos facilita a movimentação das pessoas e contribui para uma melhor experiência.
Para melhorar ainda mais a visibilidade, a iluminação refletida no piso consegue passar uma impressão de maior amplitude.

4 dicas para ter uma iluminação altamente eficiente e econômica no seu supermercado

Agora que você já sabe como a iluminação pode ser explorada de forma estratégica para alavancar as vendas dos supermercados, temos algumas dicas essenciais para aplicá-la com eficiência e economia.

1. Entender que a iluminação é essencial para seu negócio

Como vimos, a iluminação oferece diversas possibilidades para tornar seu negócio mais atrativo. Então, o primeiro passo é compreender sua importância, para poder usufruir das suas vantagens

2. Optar por uma iluminação econômica

Uma das principais preocupações do empreendedor brasileiro é a tarifa de energia com valores altíssimos.

No caso dos supermercados, a iluminação é a responsável por quase 20% dos gastos com energia, conforme uma pesquisa realizada pela EPA. Assim, optar por luminárias econômicas pode representar uma grande redução nos gastos.

3. Entregar uma boa experiência ao cliente

Para atrair e fidelizar clientes é necessário focar em proporcionar a melhor experiência possível.

Até porque, é isso que diferencia os empreendimentos de sucesso daqueles que não conseguem conquistar o público-alvo.

4. Utilizar Luminárias LED

No mercado de Iluminação LED, encontramos modelos de luminárias desenvolvidos especificamente para atender aos supermercados. Projetadas justamente para uma visibilidade adequada dos produtos, elas são extremamente econômicas e eficazes.

Porém, para obter todas as vantagens que a iluminação pode proporcionar aos supermercados, é importante contar com especialistas. Somente eles conseguem adequar o ambiente de forma perfeita, iluminando-o de maneira mais atrativa e econômica, identificando os pontos de melhoria e garantindo o resultado esperado.

Por todos esses motivos, convidamos você a conhecer a LEDSTAR®, que possui uma grande variedade de Luminárias LED, proporcionando uma economia de até 60% nos gastos de energia graças a soluções especializadas para atender a demanda do seu supermercado. Conheça o melhor da iluminação LED clicando aqui!

Compartilhe

Facebookredditpinterestlinkedinmail