Iluminação Pública LED de Belo Horizonte já apresenta resultados

A UNICOBA Energia, por meio da marca LEDSTAR®, é uma das fornecedoras de luminárias LED homologadas pela concessionária para a modernização da capital mineira.

Belo Horizonte saiu na frente por ter sido a primeira capital brasileira a estabelecer uma Parceria Público-Privada (PPP) para a modernização da iluminação pública.

Em menos de 3 meses, nos bairros periféricos do Barreiro e Regional Norte por onde as instalações começaram, já é possível notar a diferença proporcionada pela solução de iluminação pública LEDSTAR®.

Atualmente, com a substituição das regionais Norte e Barreiro já é possível perceber a diferença na intensidade da luz, que atende às normas técnicas. Nossa experiência em nível Brasil indica que a substituição pode contribuir para o bem-estar da comunidade

Alexandre Dellai
Gerente Executivo de Projetos e Serviços da LEDSTAR®

DESAFIO

O projeto prevê redução expressiva das despesas com iluminação viária (energia elétrica e manutenção), economia significativa para a capital mineira. Afinal, segundo estudo do Banco Mundial, despesas com energia elétrica é o segundo maior item orçamentário de grande parte dos municípios brasileiros, superado apenas pela folha de pagamento.

O investimento em LED é recuperado em até dois anos e também contribui para a significativa redução do custo de manutenção

Peter Cabral
Head do segmento Setor Público e SmartCities da UNICOBA Energia.

SOLUÇÃO

A modernização da iluminação pública da cidade está apenas começando. Durante os próximos meses avançará para as demais regiões de Belo Horizonte.

A solução envolve levantamento técnico, projeto luminotécnico e dimensionamento das luminárias por potência de acordo com a hierarquia (arteriais, coletoras e locais) e classificação (v1 a v5) das vias. São considerados distância entre postes, largura da via e altura da instalação para atendimento da norma.

Alexandre Dellai
Gerente Executivo de Projetos e Serviços da LEDSTAR®

HISTÓRICO E PREVISÕES

Nos últimos cinco anos, projetos de eficiência energética com a utilização de LED se tornaram viáveis economicamente. Informações do governo norte-americano indicam que até 2020 aproximadamente 50% de toda a iluminação no mundo já estará utilizando tecnologia LED.

No Brasil, segundo o Banco Mundial, estima-se que há mais de 18,4 milhões de pontos de iluminação pública. A modernização total desse parque por luminárias com tecnologia LED exigiria investimentos da ordem de R$ 27,8 bilhões, assim as Parcerias Público-Privadas têm sido a maneira mais viável de concretizar os projetos em vários municípios brasileiros.

“Tivemos uma melhora considerável na iluminação do galpão, facilitando muito a visualização das cargas e volumes que são carregados em nosso terminal.”

Elisamara Cunha
Coordenadora Financeira da Translovato

Cliente

Belo Horizonte é um município brasileiro e a capital do estado de Minas Gerais. Sua população estimada é de 2,5 milhões de habitantes, sendo o 6º município mais populoso do país, segundo o IBGE.

  • Cliente: Translovato
  • Segmento: Transporte e Logística

Compartilhe

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Adquira Iluminação Pública LED