Início » Blog » Projeto Luminotécnico: 3 Benefícios e como elaborar o seu

Projeto Luminotécnico: 3 Benefícios e como elaborar o seu

Você já imaginou os impactos que a modernização ou instalação de luminárias em um ambiente podem trazer a sua empresa?

Imagine também este projeto afetando diretamente no bem-estar das pessoas, impactando negativamente no seu faturamento e você ainda tendo mais gastos com uma conta de energia mais cara.

Esta é a realidade de muitas empresas e por isso é importante pensar no projeto luminotécnico que traga melhor desempenho em eficiência energética.

O projeto luminotécnico é o planejamento da iluminação do ambiente de forma funcional utilizando os recursos de iluminação natural, luminárias e automação combinados para ter um ambiente iluminado de acordo com sua necessidade e com economia de energia.

3 Benefícios

Os projetos luminotécnicos ideais atendem três objetivos principais, sendo:

  1. Garantir a economia do consumo de energia utilizando luminárias mais eficientes para o ambiente, sem excesso ou falta de luminosidade.
  2. Deixar o ambiente iluminado de acordo com a normas técnicas vigentes (ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013), seguindo as recomendações técnicas para melhor eficiência e luminosidade ideal.
  3. Melhorar a eficiência na operação, tornando o ambiente iluminado mais produtivo para execução do trabalho, com segurança e bem-estar.

Como elaborar um projeto luminotécnico?

Para preparar um projeto luminotécnico são levados em consideração a intensidade da luz adequada para o ambiente, o uso da luz natural somada a luz artificial e elaborado cálculo luminotécnico para o bem-estar visual, baseando-se em:

  • Normas técnicas aplicadas ao tipo de operação,
  • Projeto arquitetônico,
  • Distribuição do mobiliário,
  • Particularidades para o tipo de instalação,
  • Consumo de energia e automação.

Tudo é desenvolvido com base nas necessidades do ambiente e o resultado do projeto determinará a quantidade de pontos e o tipo de luminária que será utilizada.

Profissional que elabora o Projeto Luminotécnico

Os profissionais especializados em desenvolver os projetos luminotécnicos são chamados de lighting designers ou designers de iluminação e levam em consideração todos estes pontos.

Este profissional é o responsável pelo levantamento técnico do ambiente, cálculo luminotécnico e elaboração do projeto.

Oferece um serviço consultivo em todas as etapas do desenvolvimento do projeto pensando na iluminância ideal, resistência as condições de temperatura e proteção adequados do ambiente, manutenção, necessidade de reposição das luminárias, consumo de energia e payback do investimento.

O produto que mais se destaca na escolha para um projeto luminotécnico é a luminária LED devido a sua maior resistência, luminosidade, eficiência e durabilidade.

Fique Atento!

Com mais de 10.000 projetos luminotécnicos realizados e equipe de projetistas própria, sabemos que um projeto mal elaborado ou a falta dele pode prejudicar o bem-estar no ambiente, com a pouca iluminação ou excesso gerando desperdício de energia.

Isto pode resultar na diminuição da eficiência em uma produção, por exemplo e dificultar execução de trabalho, afetando inclusive no faturamento da empresa.

Por isso conte sempre com um profissional especializado para o desenvolvimento do projeto luminotécnico na hora de escolher a luminária ideal para o seu ambiente.

Compartilhe

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail